FM Towns Marty
FM Towns Marty (エフエムタウンズマーティー efuemutaunzumātī) foi um console de videogame que foi lançado em 1993 pela Fujitsu, exclusivamente para o mercado japonês. Era o sucessor do FM Towns, lançado em 1989. O FM-Towns Marty foi o primeiro console de 32 bits, com uma CPU 386 e leitor de CD e disquete. O console era compatível com todos os jogos lançados anteriormente para o FM-Towns e sua tecnologia era muito superior aos consoles 16 bits. Foi lançado apenas no Japão e sucumbiu diante do consoles 32 bits da Sony e Sega.
Em 1994, uma nova versão do console chamada FM Towns Marty 2 foi lançada. Tinha uma carcaça verde escura e um preço menor (66,000 yens) Mas de resto, era idêntico ao primeiro Marty. Acreditava-se que o FM Towns Marty 2 podia termelhorias semalhantes às do FM Towns 2, que tinha uma CPU, mas esse não foi o caso.1 Também foi especulado que o FM Towns Marty tinha uma CPU 486, hporém foi descoberto que isso não passava de lenda.
Existia também o FM Towns Car Marty para instalações em um automóvel. Esse veio em duas versões, o MVP-1 (lançado em Abril de 1994) e o MVP-10 (lançado em Novembro de 1994). A única diferença entre o MVP-1 e o MVP-10 são os mecanismos de drive. Também havia a especulação de que o MVP-10 foi lançado porque o MVP-1 quebrava facilmente.
Nos dias atuais este console é um perfeito desconhecido e, dada suas características técnicas, uma peça única para colecionadores. Foi um dos consoles que ajudaram a dar o salto dos 16 bits para os 32 bits, uma das etapas mais interessantes da história dos vídeo games.