Game Boy Advance SP
O Game Boy Advance SP é o segundo modelo do Game Boy Advance. Foi lançado em 2003 pela Nintendo. Está disponível nas cores: azul, vermelho, prata, azul metálico, rosa metálico e cinza grafite.
A Nintendo preservou algumas características do modelo original como o tipo de Game Pack, e a retrocompatibilidade com os cartuchos do Game Boy e Game Boy Color.
Este modelo apresenta um novo design com formato de concha, no qual a tela é dobrada sobre os botões, o que faz que ele ocupe menos espaço e caiba facilmente no bolso, além de proteger a tela de arranhões que eram um problema comum no modelo anterior. Não só o design foi modificado. Foram adicionadas outras melhorias, como a utilização de iluminação na tela (conhecida como frontlight) que permite ao usuário jogar em ambientes escuros. Possui um flip que permite se mover 180° (graus).
Outra evolução foi a utilização de uma bateria recarregável oficial da Nintendo que acompanha o portátil. Foi lançada uma nova versão do Game Boy Advance SP com iluminação do tipo backlight (mais eficiente que frontlight) que dispõe de duas intensidades de brilho e não pode ser desligada. O principal (muitos acreditam ser o único) ponto negativo nesta versão do Game Boy Advance: para utilizar fones de ouvido é necessário um adaptador ou um fone de ouvido com o conector próprio para Game Boy Advance SP, que é igual ao do carregador fornecido junto com o portátil.